Eletrodin Mica
Eletrodinâmica é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento.
Como sabemos, a energia elétrica é muito importante para o mundo de hoje. Sem ela, não teríamos acesso a tecnologia, nem acender lâmpadas ou televisores.
O estudo da eletrodinâmica tornou possível a criação, transmissão e armazenagem de energia elétrica.
Dentre as aplicações da eletrodinâmica, uma delas é largamente utilizada em empresas, residências e até mesmo nas ruas, que é a transmissão de energia por cabos elétricos. Um dos grandes desafios, que já vem tendo certo sucesso a algum tempo, é o desenvolvimento de materiais que conduzam a eletricidade com maior eficiência e com o menor aquecimento possível.
Outra grande aplicação deste ramo físico é a eletrônica, que vem se desenvolvendo cada vez mais e estando cada dia mais presente dentro de nossas casas.
Para entendermos o movimento que acontece com a energia elétrica, precisamos relembrar o conceito de elétrons livres.
Elétrons livres são os elétrons mais distantes do núcleo do átomo, que se concentram na parte externa do átomo de forma desordenada.
Quando esses elétrons livres recebem a carga de um gerador, se organizam e formam através dessa organização uma corrente elétrica que acontece em virtude da influência de uma força elétrica responsável por este movimento.
A corrente elétrica é então o movimento ordenado das cargas elétricas num condutor metálico e possui sentidos convencionais (deslocamento das cargas positivas do potencial maior para o menor) e reais (deslocamento do potencial menor para o maior). A corrente elétrica também possui intensidade, tipos (corrente contínua e alternada) e efeitos.
Existem também corpos capazes de conduzir de melhor ou pior forma essa energia, e são chamados de condutores, supercondutores e isolantes.
Condutores – são os objetos responsáveis pela movimentação dos elétrons como, por exemplo, os metais, a água e o corpo humano.