Apostila Metodologia Prof
CÂMPUS XAPURI
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof. Ricardo Bezerra Hoffmann
Xapuri – AC
2013
1. O CONHECIMENTO
O conhecimento é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. Pelo conhecimento, o homem penetra nas diversas áreas da realidade para dela tomar posse. Ora, a própria realidade apresenta níveis e estruturas diferentes em sua constituição. Assim, a partir de um ente, objeto, fato ou fenômeno isolado, pode-se “subir”, até situá-lo em um contexto mais complexo, ver seu significado e sua função, sua natureza profunda e aparente, sua origem, sua finalidade, sua subordinação a outros entes; enfim, sua estrutura fundamental com todas as implicações daí resultantes.
O homem, consequentemente o pesquisador, está se movendo dentro de quatro níveis diferentes de conhecimento, sendo eles:
- Conhecimento empírico: Erroneamente chamado vulgar ou de senso comum, é aquele que é adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio social, obtido por meio de interação contínua na forma de ensaios e tentativas que resultam em erros e acertos.
- Conhecimento científico: Vai além do conhecimento empírico, procurando compreender, além do ente, do objeto, do fato e do fenômeno, sua estrutura, sua organização e funcionamento, sua composição, suas causas e leis.
- Conhecimento filosófico: Distingue-se do conhecimento científico pelo objeto de investigação e pelo método. O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois sendo de ordem material e física, são susceptíveis de experimentação. O objeto da filosofia é constituído de realidades mediatas, imperceptíveis aos sentidos e que, por serem de ordem suprassensíveis, ultrapassam a experiência.
- Conhecimento teológico: O conhecimento revelado – realtivo a Deus – e aceito pela fé teológica constitui o conhecimento teológico. Este, por sua vez, é o conjunto