Fichamento da obra educação popular de Carlos Rodrigues Brandão
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CARLA PATRÍCIA SANTANA VARJÃO
O QUE É EDUCAÇÃO POPULAR
Fichamento apresentado no curso de Pedagogia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Educação de Jovens e Adultos no 5º período, sob a orientação do Professor/Mestre Adriano Sotéro.
Paripiranga- BA
Março de 2015
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros Passos; 318)
Resumo:
A seguinte obra O que é educação popular de Carlos Rodrigues Brandão direciona seu foco para a educação popular nas diversas camadas sociais, analisando as comunidades a partir dos costumes e tradições culturais de cada grupo. É importante destacar que este também relata sobre a dualidade da educação e a forma como é atrelada ao poder, sendo que esta educação deve visar a liberdade e a igualdade.
Vale ressaltar que Brandão possui graduação em Psicologia, especialização em Educação, mestrado em Antropologia, doutorado em Ciências Sociais, pós- doutorado em Antropologia e pós- doutorado em História Contemporânea. Publicou ou auxiliou mais de setenta livros cabe citar algumas das suas obras: A educação popular na escola cidadã e A educação como cultura.
Capítulo I Dizer a palavra
[...] Por que a palavra é um ato de poder, o que equivale afirmar que ela não é apenas um entre os seus outros símbolos, mas o seu exercício. O direito de falar e ser ouvido é o ofício do senhor[...] (p.8)
Diferente é a condição de sociedade regidas pela desigualdade, mundo que obriga a pensar, na educação, a necessidade de uma estranha educação popular. Existimos dentro de um mundo social onde senhores do poder, através do Estado, decidem e definem para os “outros” (para nós) o que querem que seja a relação entre eles e os “outros” (nós). (p.12) É possível observar que, a palavra e o poder estão atrelados na nossa sociedade que muitas das vezes reprimem os