Apostila gams
DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE
MODELOS MATEMÁTICOS POR MEIO DA
LINGUAGEM GAMS
UNESP
Aneirson Francisco da Silva- Doutorando-UNESP
Fernando Augusto Silva Marins, Dr- UNESP
Guilherme Martin Silva
Paulo Roberto Marcondes de Andrade Lopes
O objetivo desta apostila é fornecer conceitos matemáticos sobre a estrutura da linguagem de modelagem General Algebraic Modeling System – GAMS. Após a leitura desta apostila o leitor estará apto a desenvolver e otimizar modelos lineares e combinatórios utilizando a linguagem e o software GAMS.
A estrutura da apostila está definida primeiramente pela revisão da história da pesquisa operacional, e em seguida a explicação a respeito dos modelos lineares, iniciando pelas particularidades desse modelo, teoria de redes DEA. Também são abordados modelos de otimização combinatória e problemas NP-HARD.
Capítulo 1
1. A EVOLUÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL
O termo Pesquisa Operacional “PO” foi empregado pela primeira vez em 1939. A partir de individualizada e batizada, tornou-se possível fixar suas origens em épocas remotas da história da ciência e da sociedade.
1.1. O MÉTODO DA PESQUISA OPERACIONAL
A experimentação tomada no sentido restrito - isto é, a manipulação física das variáveis - é geralmente impossível ou impraticável quando se lida com organizações governamentais, militares ou industriais. Apesar disso, a experimentação é às vezes possível, particularmente no caso de subsistemas, e desempenha papel importante na PO. Na maioria das vezes, entretanto, o sistema global em estudo não pode ser submetido a um tratamento desta natureza. Quem trabalha em pesquisa operacional é geralmente obrigado a construir representações do sistema e do seu comportamento para se orientar durante a pesquisa. Os modelos em PO assumem a forma de uma ou mais equações ou inequações para traduzir a condição de que algumas, ou todas as variações controladas só podem ser manipuladas dentro de limites. O conjunto destas equações
constitui,