Apostila futsal
A versão mais aceita para o surgimento do futebol de salão é a de que ele começou a ser praticado nos idos de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. De início as "equipes" variavam de número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois saltavam muito e saiam freqüentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o futebol de salão ser chamado de "esporte da bola pesada".
DESENVOLVIMENTO
O surgimento da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) deu-se em 1979 quando os esportes brasileiros sofreram radicais transformações há muito reclamadas e, a mais importante foi a "morte" da Confederação Brasileira de Desportos, responsável pelo futebol e várias outras modalidades que não tinham entidades nacionais organizadas e dependiam das "migalhas" da CBD.
Assim, no dia 15 de Junho de 1979, no Rio de Janeiro foi oficialmente fundada a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, sendo os seguintes estados fundadores: Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Amazonas, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Paraíba, Mato Grosso, Brasília, Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Amapá, Alagoas e Goiás.
No dia 27 de agosto do mesmo ano foi eleita e empossada a primeira Diretoria da CBFS, tendo como presidente o Dr. Aécio de Borba Vasconcelos. Na ocasião, Fortaleza, capital do Estado do Ceará, foi escolhida oficialmente como sede da nova entidade.
Aduza-se, nesse tocante, que em