APOSTILA FUND ADMINISTRA O 2012
As empresas são unidades sociais dotadas de recursos para o alcance de objetivos. Para os economistas, as empresas visam a produção de alguma coisa através da reunião de fatores de produção, a saber: a natureza, o capital e o trabalho. Na realidade, os fatores de produção podem ser denominados recursos empresariais. Os recursos empresariais são meios através dos quais a empresa realiza suas atividades para atingir seus objetivos. Existem cinco tipos diferentes de recursos empresariais:
a) Recursos materiais, que correspondem ao fator de produção ‘natureza’ (como prédios, edifícios, máquinas, equipamentos, instalações, matérias-primas, etc.).
b) Recursos financeiros, que correspondem ao fator de produção ‘capital’ (como o próprio capital, fluxo de caixa, faturamento, etc.).
c) Recursos humanos, que correspondem ao fator de produção ‘trabalho’ (as pessoas da empresa, como diretores, gerentes, chefes, supervisores, funcionários e operários.).
d) Recursos mercadológicos, que não têm nenhum fator de produção correspondente(como as vendas, a promoção, a propaganda, a distribuição de produtos, etc.).
e) Recursos administrativos, que correspondem ao fator de produção ‘empresa’, cuja finalidade é integrar e coordenar todos os demais recursos empresariais.
Assim, em toda empresa existem cinco funções essenciais, cada qual administrando um tipo específico de recursos empresarial, a saber:
a) Funções técnicas: relacionadas com a administração dos recursos materiais, isto é, relacionadas com a produção de bens ou com a prestação de serviços da empresa. São as funções ligadas à fabricação dos produtos ou à realização dos serviços prestados pela empresa.
b) Funções comerciais: relacionadas com a administração dos recursos mercadológicos da empresa, isto é, relacionadas com a venda ou comercialização dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. São as funções de relacionamento da empresa com seu mercado.
c) Funções financeiras: