Certificação de Processo
Para que serve
A certificação de conformidade induz à busca contínua da melhoria da qualidade. As empresas que se engajam neste movimento, orientam-se para assegurar a qualidade dos seus produtos, processos e serviços, beneficiando-se com a melhoria da produtividade e aumento da competitividade.
A certificação é um indicador para os consumidores de que o produto, processo ou serviço atende a padrões mínimos de qualidade.
Em relação às trocas comerciais, no âmbito dos blocos econômicos, é particularmente importante a certificação de conformidade. É cada vez mais usual o caráter compulsório da certificação para a comercialização de produtos que se relacionam com a saúde, a segurança e o meio ambiente.
A livre circulação de bens e serviços só se viabiliza integralmente se os países envolvidos mantiverem sistemas de certificação compatíveis e mutuamente reconhecidos.
O Processo de certificação
Após a decisão de iniciar o processo de certificação torna-se imperativo definir os objetivos estratégicos da empresa. Após a definição dos objetivos é fundamental definir um prazo para o qual estes têm que ser atingidos. É igualmente imprescindível nesta fase que se efetue uma reflexão sobre os recursos financeiros e humanos que serão necessários para levar a cabo a certificação. Por último, é necessário eleger um gestor para coordenar todo o processo. É sempre desejável que o responsável pelo processo de certificação seja alguém com poder de decisão dentro da empresa.
Durante o processo de certificação nunca se pode esquecer que os sistemas de certificação focam primordialmente nos clientes porque eles são a razão do negócio.
Por este motivo é importante