apostila espectometria no infra-vermelho
Prof. Moacir Geraldo Pizzolatti – Departamento de Química -UFSC
CAPÍTULO - IV
ESPECTROSCOPIA MOLECULAR
4.1 – O ESPECTRO ELETROMAGNETICO
Espectroscopia é o estudo da interação entre a matéria e a radiação eletromagnética. As moléculas orgânicas são estruturas flexíveis. As ligações covalentes tem elasticidade e os átomos ou grupos de átomos podem sofrer rotação em torno de ligações covalentes simples. Os elétrons nas ligações podem se moverem de um nível de energia para outro como por exemplo os elétrons de uma orbital molecular ligante pode ser promovido para um orbital molecular antiligante *.
Também certos núcleos comportam-se como partículas carregadas e podem trocar a energia do spin nuclear de um nível para outro. Assim, devido sua flexibilidade, um átomo ou molécula pode absorver freqüências de energia do espectro eletromagnético passando de um estado de energia
E1 para E2 e voltar ao estado fundamental emitindo o mesmo equivalente de energia absorvida. A espectroscopia molecular é um processo experimental que mede as variações energéticas que ocorrem numa molécula quando esta absorve ou emite frequências de radiação eletromagnética e correlaciona estas variações com a estrutura molecular da substância em particular.
Radiação eletromagnética é a energia radiante que tem propriedades de partícula (fóton) e de onda. A radiação eletromagnética tem diferentes intensidades de energia que no conjunto constitui o que chamamos de espectro eletromagnético.
O Espectro Eletromagnético
104
Textos curriculares de Análise Orgânica – QMC 5215 e QMC 5226
Prof. Moacir Geraldo Pizzolatti – Departamento de Química -UFSC
O
espetro
eletromagnético
apresenta
faixas
de
freqüência
com
propriedades
características e compõem os diferentes tipos de radiação eletromagnética que são conhecidas com nomes distintos:
Raios , é a radiação eletromagnética de mais