Apostila empreendedor
É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
-Junta Comercial;
-Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
-Secretaria Estadual de Fazenda;
-Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
-Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da Constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano a Contribuição Sindical Patronal);
-Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
-Corpo de Bombeiros Militar.
Além do cumprimento das exigências acima, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalação de estúdio fotográfico com estacionamento no local.
Estrutura
A estrutura de um estúdio fotográfico depende do investimento realizado pelo empreendedor e poderá ser composto por uma área de atendimento e vendas, estúdio, trocador, banheiro e administração.
Atendimento e vendas – É o local onde serão realizadas as vendas de produtos e deve, também, contar com um espaço especial para atendimento específico aos clientes do estúdio fotográfico. O atendimento aos clientes do estúdio deve oferecer boa sinalização interna. Geralmente existe um balcão de atendimento direcionado exclusivamente para clientes do estúdio. A área destinada para os serviços de fotografias deve ser bem definida e separada das atividades da loja.
Estúdio – É o local de trabalho para a produção das fotografias e montagem dos álbuns. Nele ficam os equipamentos e utensílios que serão utilizados.
Trocador – É neste local que os clientes que se preparam para a fotografia. É através de pequenos detalhes, como lenço de papel, produtos de maquiagem, etc, que a empresa demonstra os cuidados essenciais com a imagem do cliente. Outros itens que podem constar no trocador são os complementos para compor a imagem desejada pelo cliente, como: chapéus, plumas, brinquedos,