Apostila empreendedor
Busca de Oportunidades, informações e iniciativas
Todo tipo de informação, evento ou pessoa que possa contribuir com informações para o empreendedor, devem servir a seus propósitos. Só depende de qual é a área em que ele irá atuar para escolher a fonte adequada.
Se considerarmos sorte como vista no empreendedorismo, ou seja, o encontro da oportunidade (o estalo, a intuição) + o preparo. Para uma pessoa despreparada, uma situação fabulosa não passará de uma simples situação sem proveito.
Em empreendedorismo, sorte quer dizer oportunidade (o estalo, a intuição) + o preparo. Quando a pessoa não está preparada, a oportunidade passa e a pessoa nem percebe ou, se percebe, ela não consegue aproveitar por total despreparo. Um exemplo: vamos supor que eu tivesse a oportunidade de ser apresentada para o presidente da FIAT em uma festa a que fui. Ele estava de passagem. Eu tinha um projeto de um software que poderia ser instalado na fábrica, mas eu precisava apresentar para alguém com poder para comprar o software. Comentei com ele sobre as vantagens do software, ele demonstrou interesse em conhecê-lo. Pediu-me um cartão de visita para entrar em contato, mas eu não tinha o cartão. Enquanto fui arranjar uma caneta e um papel para anotar meu telefone e e-mail, ele foi embora da festa e eu perdi a oportunidade por despreparo, ou seja, inicialmente, eu tive a oportunidade, mas, como não estava preparada, eu a perdi.
Como o líder deve agir em situações difíceis?
Liderança, ética e postura profissional Se considerarmos as leis de espionagem do Brasil e nossa cultura. Ética, embora seja um tema subjetivo, está diretamente associada à prática, ao nosso cotidiano particular e social. Pode-se ilustrar, como exemplo, uma empresa cuja matriz encontra-se no Canadá. Um executivo nesse país pode não aceitar propina e essa atitude será considerada ética. Entretanto se esse mesmo executivo estiver