Apostila do enem
APOSTILA
DE
LÍNGUA PORTUGUESA
PRÉ-ENEM
CAPÍTULO I
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DO PORTUGUÊS NO BRASIL
INTRODUÇÃO
Você já notou que não existe apenas uma língua portuguesa? Não estou falando do português do Brasil ou de Portugal, mas da língua falada dentro da sociedade que você vive. Quando você liga a televisão para ver um jornal, você espera uma linguagem diferente da usada em novelas, por exemplo, ou em filmes. Qualquer idioma apresenta variações linguísticas (níveis diferentes da linguagem adaptados a situações específicas). Mas qual é o modo certo de falar? Qual é a maneira certa de escrever? Para que existe um idioma? A partir do momento em que o idioma se torna um obstáculo à comunicação, ele perde a sua razão de existir.
As variações linguísticas são consequências lógicas e naturais da evolução da língua.
Mais importante que usar sempre o português “correto”, é saber escolher a variedade linguística adequada para cada situação. Mas lembre-se: o professor de português não é um ditador, tampouco a Gramática é uma ditadura. Mas se a situação pedir, usaremos a modalidade Padrão, senão, estamos livres para transformar o idioma a fim de nos comunicarmos mais e melhor.
1.1 Variações na fala
Variação coloquial: as principais características são: frases curtas; estrutura sintática simples; uso de gírias e expressões populares; vocabulário simples (repertório de palavras pequeno); redução e simplificação fonológica.
Variação formal: as principais características são: frases mais extensas; estrutura sintática mais complexa; ausência de gírias e expressões populares; seleção vocabular mais apurada.
1.2 Variações na escrita
Variação informal: as principais características são: preocupação maior com a mensagem e menor com a gramática formativa; construções sintáticas simples vocabulário simples; permissão de uso de expressões coloquiais; pontuação aleatória, uso principalmente do ponto.
Variação formal: as principais características