Apostila de marketing pessoal
PARTE I
“O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.”
François Rabelais (1483~1553)
“Todos possuem a vontade de vencer. Mas poucos possuem a vontade de se preparar para vencer”. Vince Lombardi (1913-1970),
Um velho ditado diz "a nossa vida é exatamente como deixamos que ela seja". Mais do que um ditado, essa frase encerra uma grande verdade. Pois a partir de agora, é com isso que estamos nos preocupando. Queremos fazer valer outro ditado - A NOSSA VIDA É E SERÁ COMO NÓS QUISERMOS QUE ELA SEJA!
Dalai Lama
Objetivo
Identificar as nossas potencialidades para extrair o máximo possível em nosso benefício. Até porque se nos limitarmos apenas no expor/comercializar uma imagem, podemos eventualmente praticar uma espécie de “propaganda enganosa”, pois o que estaríamos comercializando? Nossos conteúdos ou apenas nossas “embalagens”?
O QUE É MARKETING PESSOAL?
Uma visão prática irá nos dizer que Marketing Pessoal é a sensibilidade para se perceber o momento. Esta percepção necessariamente irá surgir do estado de espírito de cada um, onde a vontade interior deve sobrepor aos medos, dúvidas, timidez e fraquezas, sempre no intuito de obter-se um resultado favorável e satisfatório.
Marketing Pessoal é – no momento certo - tornar você conhecido enquanto individuo, enquanto elemento produtivo e capaz, frente às oportunidades profissionais objetivando que outros possam incluí-lo em seus projetos. Mas se víssemos o marketing pessoal apenas por esta perspectiva, incorreríamos no mesmo erro de confundir marketing com propaganda.
Um excelente conceito sobre o assunto irá dizer que:- “Diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores. E isso irá acontecer quando reconhecermos nossas deficiências (e trabalharmos elas) e investirmos fortemente em nossas qualidades”.
Assim como os produtos que sofrem atualizações constantes e