Resumo informativo
1 A ÉTICA PROTESTANTE (Resumo das idéias do Texto)
A sociologia da religião que Max Weber traça o quadro de nascimento e desenvolvimento da modernidade. Para o pensador alemão, a modernidade se caracteriza pelo processo de racionalização. E embora a razão tenha trazido para o homem a capacidade de dominar o mundo, especialmente através da ciência e da técnica, trouxe também conseqüências negativas, a perda de sentindo e a perda de liberdade.
1.1. A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
O livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo” é um dos textos mais conhecidos de Weber. Neste livro, o autor alemão quer atingir dois objetivos. Em primeiro lugar trata-se de uma investigação sobre as origens do capitalismo. Por um lado Weber está interessado em verificar a influencia da religião na origem do moderno sistema econômico capitalista-industrial.
Esta obra possui também um segundo objetivo importante. Como já destacamos a questão central da sociologia de Weber onde mostra como se dá o processo de racionalização do Ocidente, sendo que não acontece no Oriente.
2 HERBERT MARCUSE
A crise da reformulação profunda na teoria crítica, primeiro com Habermas, depois com Honneth e, ao mesmo tempo , com os trabalhos atuais na Alemanha e nos Estados Unidos.
Três são os aspectos que diferenciam Marcuse de Horkheimer e Adorno.
Primeiro a relação com a filosofia do século XX. Habermas procura explicar a distanciamento de Horkheimer e Adorno da filosofia contemporânea, tanto da anglo-saxã com na européia.
“[...]pelo fato de que os dois se comportaram como completamente resistentes em relação à tradição filosófica do século XX, abstraindo a influência do jovem Lukács: seus últimos pontos de ligação, no sentido cronológico, são Schopenhauer, Nietzsche, e talvez Bergson” (HABERMAS, 1981a, p. 255).
Marcuse retoma aspectos da filosofia de Husserl, Heidegger e, mais tarde, Sarte, além de