Apostila de introdução a economia.
Direito - UCSAL
Aulas do Prof. Almir Ferreira dos Santos
Anotações: Alessandro Timbó
Salvador - 2012.
Este texto não deve ser utilizado como fonte exclusiva de conhecimento sobre a matéria em questão. Todas as anotações contidas neste texto devem ser confrontadas com a bibliografia indicada pelo prof. Almir:
- Para a 1a unidade: Introdução à Economia, Monchón/Troster.
- Para a 2a unidade: Princípios de Economia, Carlos R. M. Passos e Otto Nogami
As avaliações: Serão sempre com 10 questões e de múltipla escolha.
|BREVE HISTÓRICO DA ECONOMIA |
Vamos começar estudando economia do começo, como se ninguém tivera escutado falar do assunto antes. Economia é uma ciência que estuda a atividade econômica. Quando nascemos já estamos imersos num mundo econômico. A Economia se ocupa justamente das questões relativas à satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.
Imaginemos uma comunidade, hipotética, há 30/40 mil anos, primitiva, em que tudo pertencia a todos, e cada um exercia uma atividade específica que tivesse uma maior aptidão. Alguns caçavam, outros pescavam, as mulheres colhiam os frutos silvestres, preparavam a comida e reproduziam a força de trabalho. Neste grupamento hipotético existia um chefe que ditava as regras, a lei, a moral, assim como existia um médico que ficava encarregado dos tratamentos e das curas, etc. Isto é o que se chama: DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO.
Esta divisão já caracterizava princípios de organização econômica. É claro que, com o passar do tempo, a divisão social do trabalho ficou cada vez mais complexa. E quando a gente está trocando mercadorias a gente está trocando trabalho. A moeda é um mero instrumento de troca. Esta comunidade hipotética não tinha consciência do ambiente em que vivia, e consequentemente, eram nômades, sem consciência ecológica ambiental, de