Apostila de Introdução a economia
PROFESSOR MS. ALEXANDRE DELLAMURA.
AULA 1 – CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE ECONOMIA
Alfred Marshall, um dos mais ilustres economistas, dizia que a economia nada mais é do que o estudo do homem dirigindo a sua vida cotidiana.
A palavra economia vem do Grego:
OIKOS = casa
NOMOS = norma, Lei
Então, OIKOSNOMOS quer dizer:
“Administração da casa”
“Aquele que administra o lar”
“Administração da coisa pública”
A economia é muito mais conhecida como a ciência da escassez. A escassez dos recursos produtivos é o principal problema da Economia. Sendo assim, a economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.
A TEORIA ECONÔMICA é dividida em dois grandes enfoques: teoria microeconômica e teoria macroeconômica.
MICROECONOMIA: explica o comportamento econômico a partir dos agentes econômicos individuais – produtores e consumidores. Usa um olhar
“microscópico” para estudar o sistema de preços e as forças do mercado. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar, a quantidade do bem que a industria deve ofertar e, mais que isso, trata do preço desse bem ou serviço. Por isso dizemos que, onde há preço, há Microeconomia e por isso a Micro também é chamada de Ciência dos Preços.
Está subdividida em Teoria do Consumidor, Teoria da Firma e Teoria da Produção.
MACROECONOMIA: Estuda a Economia de modo macroscópico, em seus grandes agregados, como um todo. A produção total, o desemprego global, taxas de inflação e desenvolvimento são o alvo da macroeconomia. Repetindo, na Macro estudamos os agregados, ou seja, um determinado ramo global, diferente da Micro, onde é estudado o preço de determinada mercadoria, ou quantidade demandada de determinada mercadoria num determinado mercado.
1
FATORES DE PRODUÇÃO
São os elementos indispensáveis e básicos ao