Apostila introdução economia
É a política relativa ao dinheiro que circula no país. O dinheiro que circula no nosso bolso é bom para a gente, porém, para o conjunto do país, uma grande quantidade de dinheiro circulando, pode ser ruim.
o dinheiro que circula na mão da gente quanto mais melhor, mas para o conjunto do país nao funciona da mesma forma,a política monetária ao estudar a moeda, automaticamente, influencia o preço do dinheiro e os juros que se paga.
São tres variáveis:
Aumentar ou diminuendo a quantidade de dinheiro
Aumentar ou diminuir a taxa de juros
Aumentar ou diminuir o crédito
Quando compramos em parcelas, quando o número de parcelas é grande, há juros. Automaticamente a empresa que vende inclui juros, o numero das parcelas fica maior.
Se não tem dinheiro para comprar a vista, parcela. Se o valor da parcela aumenta em razao dos juros, não vou comprar.
É o conjunto de decisões do BACEN (Banco Central) para controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros e, em geral, as condições de crédito. Constitui-se numa das opções que o governo tem para intervir na atividade econômica, através do controle de variáveis como a quantidade dinheiro em circulação na economia, a taxa de juros e as condições de crédito, visando alcançar objetivos relativos ao nível do PIB, INFLAÇÃO, EMPREGO, etc.
Descreve em grandes linhas o que é política monetária. Conjunto de decisões do banco central, as tres políticas, a fiscal tanto o governo federal, quanto os estados, quanto os municípios podem definir. Mas a política monetária e a cambial é única e exclusivamente o banco central que define elas, órgão do governo federal, então é o governo federal quem movimenta as políticas monetária ne cambial.
O banco central é o banco dos bancos. É o banco central que produz a moeda e a coloca em circulação e a cambial é a troca de moedas com outros países. É o banco central que decide, orientado pelo governo federal.
Por que o governo mexeria? Para