Apostila de Instalações Eletricas Residenciais
Dar condições a todo aquele que trabalha ou pretende trabalhar com Instalações Elétricas de realizar suas tarefas com maior segurança e qualidade, abrindo portas para um futuro de grandes esperanças, fartura e alegria para toda a sua família.
Nossa intenção é formar não só profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, mas principalmente, homens de bem onde a técnica e a ética profissional nunca deverão andar separadas.
2- APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO ( Planejamento da Instalação ):
2.1- Função de um projeto
Toda instalação, seja ela elétrica, hidráulica ou mecânica precisa de um projeto. Está certo que há muitas delas que não possuem um projeto no papel ou em um computador, mas existem na cabeça do profissional que as executou. E isto é óbvio, pois, por exemplo, para um eletricista passar a fiação de uma residência, ele precisa antes pensar e decidir qual condutor passará e de que ponto a qual ponto.
Note que há instalações que são consideradas bem feitas e aquelas que são mal feitas. E o que faz uma ser diferente da outra? A resposta é o projeto que há na cabeça de cada profissional e a capacidade de entender e atender ao máximo os desejos e expectativas do cliente final. Além disso, há um fator que a grande maioria dos profissionais não leva em consideração, mas que é sempre muito importante para todos os clientes, a manutenção. Todo aquele que executar um serviço deve estar sempre pronto a atender aos chamados do cliente. E o principal: deve ser rápido e eficaz.
Agora, considere você, um eletricista que tenha feito uma instalação há uns 4 meses atrás, e que depois disso tenho feito mais umas outras 3 obras. Se por um acaso, houver a necessidade de fazer uma reforma ou mesmo uma manutenção na primeira delas, será que você se lembraria de onde vem e para onde vai cada condutor? Muito provavelmente, você não se lembrará na hora, mas com algumas olhadas, as coisas começam a ficar mais claras,