instalações elétricas
1. Noções de eletricidade
1.1. Energia e potência
Energia é a capacidade de produzir trabalho.
Quando a água cai, formando uma cascata, ela tem uma energia (energia potencial), ou seja, ela pode produzir trabalho de, por exemplo, girar um moinho.
A energia apresenta-se sob várias formas, tais como:
- Energia Térmica;
- Energia Mecânica;
- Energia Elétrica;
- Energia Química;
- Energia Atômica, etc.
Uma das mais importantes características da energia é a possibilidade de sua transformação de uma forma para outra. É por esse motivo que freqüentemente vemos energia térmica ser convertida em energia mecânica (motores de explosão), energia química em energia elétrica (pilhas) e etc., entretanto, na maioria das formas em que a energia se apresenta, ela não pode ser utilizada no mesmo local em que é produzida.
Existem três maneiras de aproveitar a energia de uma queda d’água: a - Utilizando, diretamente, a energia hidráulica para girar a máquina (é o caso do moinho); b – Transformá-la em energia mecânica (através de uma turbina, por exemplo) e transportá-la até o local de trabalho através de um problemático e custoso sistema de polias; c – Transformá-la em energia elétrica (turbina e gerador) e transportá-la até o local de trabalho praticamente sem perdas.
Evidentemente, o terceiro método é o mais conveniente principalmente se observarmos que as quedas d’água se localizam a grandes distâncias dos pontos em que se necessita da energia.
A energia elétrica é a única que admite esta facilidade de transporte. Assim, num sistema de aproveitamento da energia hidráulica, teríamos o seguinte esquema. energia hidráulica
TURBINA
energia mecânica GERADOR
energia elétrica
MOTOR
energia mecânica Figura 1 – Transformações da energia
1.2.
Corrente elétrica (CA e CC)
A energia elétrica é transportada sob a forma de uma corrente elétrica e está corrente pode se apresentar sob duas