Apostila de histologia
EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA
Profª MSc. Celí Teresinha Araldi Profª MSc. Neide Armiliato
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MEIO AMBIENTE (GEMA) E VALEOLOGIA
Concórdia-SC 2005
2
1 REPRODUÇÃO HUMANA A reprodução humana envolve a união de um ovócito de uma mulher e um espermatozóide de um homem. Cada célula traz a metade da informação genética para a união, de tal maneira que a nova célula, um zigoto, recebe a informação genética necessária para direcionar o desenvolvimento de um novo ser humano. O sistema reprodutor em ambos os sexos, é designado para garantir a união bemsucedida do espermatozóide e do ovócito, um processo denominado fertilização. A puberdade se inicia quando as características sexuais secundárias surgem. Corresponde ao período entre os 12 e 15 anos nas meninas e 13 e 16 anos nos meninos, no qual o indivíduo torna-se capaz de reproduzir-se. Embora as mudanças mais notáveis aconteçam no sistema reprodutor, a puberdade afeta o corpo como um todo. A menarca (primeira menstruação) pode ocorrer em meninas com 8 a 11 anos. A puberdade termina aos 16 anos. Nos homens a puberdade inicia-se mais tarde (13 a 16); entretanto os sinais da maturidade sexual podem aparecer nos meninos aos 12 anos. A puberdade termina quando são formados espermatozóides maduros.
1.1 SISTEMA REPRODUTOR
1.1.1 Órgãos reprodutores femininos O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de ovócitos e hormônios, pela criação de condições propícias à fecundação e, quando esta ocorrer, pela proteção ao desenvolvimento do embrião. Constituído basicamente pelos ovários, trompas de Falópio, útero, vagina e pela vulva.
1.1.1.1 Ovários: Gônodas femininas. São duas glândulas mistas com um formato semelhante ao das amêndoas, medem aproximadamente 4 cm de comprimento por 2 cm de
2
3 largura. Localiza-se no interior da cavidade abdominal, nos lados direito e esquerdo do útero. - Função: