Ceramica
Histórico A fabricação cerâmica data do período neolítico, onde o homem pré-histórico já fazia cestas de vime com barro. Verificou-se mais tarde que poderia usar somente o barro. Posteriormente constatou que o calor fazia endurecer o barro, surgindo a cerâmica. No ano de 4.000 a.C. os assírios já obtinham cerâmica vidrada. No século VII os chineses fabricavam a porcelana, e no século XVIII surgiu a louça branca, na Inglaterra. A partir daí surgiram tipos especiais de fornos, a possibilidade de cerâmica de dimensões exatas, a moldagem a seco, porcelanas de alta resistência, etc. CERÂMICA TRADICIONAL É um material obtido por moldagem, secagem e cozimento (ou queima) de argilas. Chama-se argila ao material formado de minerais, como silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio, com certa porcentagem de álcalis e de alcalinos terrosos. Juntos a esses elementos encontramse a sílica, a alumina, a mica, o ferro, o cálcio, o magnésio, matéria orgânica, etc, as quais tem a propriedade de formarem com a água, uma pasta que pode ser moldada, secada e endurecida sob a ação do calor. Essas misturas são resultantes da desagregação do feldspato. As argilas são formadas por ações físicas e químicas, que degradam e decompõem as rochas. Encontram-se uma grande variedade de tipos de argilas devido ao transporte e sedimentação dos fragmentos das rochas:
– – –
Caulinita: mais puras. Usadas para porcelana, refratários, cerâmica sanitária. Montmorilonita: pouco usada. Muito absorvente, misturadas às caolinitas para corrigir a plasticidade. Micáceas: tijolos.
Segundo seu emprego, as argilas são classificadas em infusíveis, refratárias e fusíveis. As fusíveis são praticamente caulim puro. O nome caulim é de origem chinesa (Kao-Liang: colina elevada). Após o cozimento tem cor branca translúcida. São infusíveis a temperaturas altas. São usadas para a fabricação de porcelana.
Fig. 1 – Microestrutura da caulinita.
As infusíveis são bastante puras, não