APOSTILA DE HISTOLOGIA Tecido Cartilaginoso
É um dos tecidos conjuntivos, devido as suas características gerais de ser composto por células, envolvidas por substância intercelular e ser originário do mesoderma intraembrionário (mesênquima).
As células do tecido cartilaginoso são denominadas condrócitos e a substância intercelular de matriz cartilaginosa. Desempenha função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares absorvendo choques, facilita o deslizamento nestas regiões, é o tecido de sustentação durante um período embrionário e é essencial para a formação e crescimento dos ossos longos.
As células jovens da cartilagem são os condroblastos, derivados diretamente das células mesenquimais e têm como função produzir a matriz cartilaginosa na qual ficam presos em cavidades denominadas de lacunas. Neste momento deixa de ser condroblasto e passa a ser condrócito, a célula adulta do Tecido Cartilaginoso, cuja função passa a ser de manter a matriz. De acordo com a constituição dos elementos da Matriz Cartilaginosa, as cartilagens podem ser do tipo: Hialina, Elástica e Fibrosa (fibrocartilagem).
1-
Cartilagem Hialina
É o tipo mais comum das cartilagens. Tem a cor cinza brilhante, com a matriz de aspecto homogêneo, de consistência firme, porém flexível o que torna ideal para sustentar e modelar estruturas.
Desempenha funções de suporte de tecidos moles; reveste superfícies articulares absorvendo choques e facilitando o deslizamento; nas crianças, forma o disco epifisário dos ossos longos, o que permite o crescimento. No adulto, encontramos a cartilagem hialina nas articulações, no pavilhão auditivo, nos anéis da traquéia, etc.
1.1
Constituição da Cartilagem Hialina
Formada pelos condrócitos, células adultas do tecido cartilaginosos, de formato esférico ou ovóide com núcleo bem evidente. É responsável pela manutenção da matriz cartilaginosa, na qual está presa em uma cavidade denominada lacuna. Pode-se encontrar mais de um condrócito por lacuna, pois eles se mltiplicampor