apostila de histologia
Com o intuito de aprimorarmos os conhecimentos adiquiridos em sala de aula, este capítulo tem como objetivo compreender o estudo da histologia, abordando tópicos essenciais como os níveis de organização celular, alguns dos tipos de tecidos fundamentais do corpo (tecido epitelial e tecido conjuntivo), pele, hipoderme e os anexos da pele.
HISTOLOGIA
A Histologia é definida como o estudo das células e do material extracelular que constituem os tecidos do corpo. Teve início, a partir do século XVIII, com o desenvolvimento dos microscópios (texto 01) e das técnicas de preparo (texto 02) para visualização de materiais biológicos.
Sendo assim, conhecer a Histologia permite definir as estruturas e as funções de um órgão e de um sistema. Para tanto, é necessário conhecermos os níveis de organização celular, que compreendem aos seguintes itens: célula – tecido – órgão – sistema – aparelho – organismo
(imagem 01)
As células são constituídas por átomos (partículas minúsculas ligadas entre si para formar partículas maiores chamadas de moléculas - agrupamento de átomos). Certas moléculas por sua vez, são agrupadas em arranjos específicos para formar pequenas estruturas funcionais chamadas de organelas. Cada organela realiza uma função dentro da célula. Grupos de células semelhantes que executam funções em comum originam os tecidos. Um agregado de dois ou mais tecidos, que executam funções específicas dão origem aos órgãos. Quando há a reunião de vários órgãos que têm funções semelhantes ou inter-relacionadas, estamos diante de um sistema. Vários destes sistemas em conjunto, originam o aparelho. E por fim, o conjunto de todos os aparelhos e sistemas origina o organismo. Veja tabela. (texto 03)
Tendo em vista, que o organismo humano é algo bastante complexo, as diversas disciplinas ministradas em seu curso, abordarão cada etapa dos níveis de organização celular. Desta forma, as disciplinas de Química e Bioquímica o ensinarão