Apostila de GA
Instituto de Ciências da Saúde – ICS
Curso de Educação Física
APOSTILA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
Material exclusivo para utilização em sala de aula e para consulta dos alunos da disciplina
Ginástica Artística.
Professor: Jorge Alexandre
2
CARACTERÍSTICAS E PROVAS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
A Ginástica Artística, também conhecida no Brasil como Ginástica Olímpica, é uma das modalidades de ginástica competitiva reconhecidas pela Federação Internacional de
Ginástica (FIG). É dividida em GAF ou Ginástica Artística Feminina (em inglês WAG) e
GAM, Ginástica Artística Masculina (MAG, em inglês), sendo que a FIG considera os gêneros masculino e feminino como modalidades independentes.
A GA é um dos mais tradicionais esportes olímpicos, estando presente desde a primeira edição dos Jogos da era moderna, no ano de 1896. Exige de seus praticantes muita força, flexibilidade, equilíbrio e, principalmente, coordenação motora. Também é necessária muita coragem e determinação por parte do praticante, pois os desafios são constantes e as exigências da modalidade requerem muitas horas de treinamento e dedicação. Na GA o atleta utiliza os aparelhos como base para a realização de suas rotinas (ou séries), podendo estar apoiado ou suspenso no equipamento. As provas são diferentes para homens e mulheres, porém dois aparelhos são comuns: exercícios de solo e salto sobre a mesa. Salto Sobre a Mesa (antigo Salto Sobre o Cavalo)
Homens e mulheres realizam essa prova, sendo que a diferença mais importante entre os gêneros é a altura da mesa:
Altura da mesa no setor feminino: 1,25m
Altura da mesa no setor masculino: 1,35m
Além da própria mesa, o aparelho ainda é composto por uma esteira de corrida e do trampolim de molas, além dos colchões de aterrissagem e do protetor de trampolim em “U”.
3
Exercícios de Solo
Também é uma prova comum aos dois gêneros, porém há diferenças marcantes entre as regras para homens e mulheres:
Área interna: 12m x 12m
4
Nos