Apostila de estatisticas
APOSTILA DE ESTATÍSTICA I
PROF. MARZUÉ EPP PEREIRA
Santa Cruz do Sul, RS, BRASIL
2013
1
1-Conceitos Iniciais
1.1. Conceito de estatística
Existem muitas definições propostas por autores, objetivando estabelecer com clareza o que é estatística, como por exemplo:
A estatística é um conjunto de métodos destinados a coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados de observação, bem como a tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises; A estatística é a matemática aplicada aos dados de observação;
A estatística é um conjunto de processos ou técnicas empregadas na investigação e análise de fenômenos coletivos ou de massa.
1.2 Divisão da estatística
a
Estatístic geral ou metodológica
A estatística divide-se em:
a
Estatístic aplicada
1.2.1 Estatística geral
Visa elaborar métodos gerais aplicáveis a todas as fases do estudo dos fenômenos de massa. A estatística matemática é a parte da estatística geral que tem por finalidade o estud o das propriedades matemáticas dos fenômenos de massa e a dedução e demonstração rigorosa dos procedimentos e fórmulas usadas. A estatística geral ainda pode ser dividida em dois grandes campos:
Estatística descritiva
Trata da coleta, da organização, classificação, apresentação e descrição dos dados de observação. Refere-se à maneira de apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos e à maneira de resumir, através de certas medidas, as informações contidas nestes dados.
Estatística indutiva ou inferencial
Visa tirar conclusões sobre a população a partir de amostras. Refere-se à maneira de estabelecer conclusões para toda uma população quando se observar apenas parte desta população.
1.2.2 Estatística aplicada
É todo o ramo do conhecimento científico que proceda, única ou principalmente, por intermédio da metodologia estatística. Exemplos: Biometria (ciência que trata da mensuração da vida e dos processos vitais), Demografia,