APOSTILA DE EPI
Fazer uso deste equipamento em todos os setores
Proteção do trabalhador contra lesões decorrentes de impactos ou perfurações provenientes da queda de objetos na cabeça e tambem contra riscos associados ao trabalho em ambiente energizados. Este equipamento de proteção individual devera ser utilizado corretamente em todas as dependencias da empresa.
Utilização: Deve ser usado sempre com a suspensão bem ajustada ao topo da cabeça e com a jugular passada sob o queixo, para evitar a queda do capacete. A suspensão deve estar posicionada a uma distância de 38 mm em relação ao casco do capacete, presa adequadamente e ajustada à cabeça do usuário. A suspensão deverá ser substituída quando apresentar deformações ou estiver em mau estado. Não se deve colocar nenhum objeto entre a suspensão e o casco ou entre a suspensão e a cabeça do usuário (exceto ao se utilizar o capuz para proteção solar e resistente a chama). Todo o capacete deve ser substituído quando apresentar trincas, furos, deformações ou esfolamento excessivo.
Cuidados e Conservação:
Evitar quedas acidentais para não deformar sua estrutura e comprometer suas características de proteção. Todos os componentes (casco, suspensão, jugular) deverão sofrer inspeção visual, antes do seu uso. Qualquer capacete de segurança que requeira substituição total ou parcial ou de qualquer parte gasta, danificada ou defeituosa, deverá ser removido do serviço até que a condição de uso seja restituída. Não usar tintas, solventes, produtos químicos, gasolina ou substâncias similares para limpar o capacete. Estas substâncias podem destruir a resistência ao impacto e outras propriedades mecânicas do equipamento.
Lavar em água contendo detergente ou sabão neutro e secar à sombra.
Manter o capacete em local reservado e protegido de acidentes quando não estiver sendo utilizado. Periodicidade de troca: Deverá ser substituído sempre que apresentar trincas, perfuração, deformação ou