Apostila De Desenho Assistido 1
Desenho Assistido por Computador
Desenho Assistido por Computador
CAMPUS UBERLÂNDIA
Prof. Freddy Johnatan Schulz
AULA 1 – INTRODUÇÃO, CONCEITOS E PROGRAMA
1.1.
Introdução
O termo CAD (Computer Aided Design - Projeto Auxiliado por Computador) pode ser definido como uma subárea da Computação Gráfica voltada para a criação e manipulação de desenhos técnicos e projetos. Devemos pensar nele como um meio de modelar o espaço através do computador, com possibilidades infinitas de criação e verificação, em tempo e tamanhas reais.
Os sistemas CAD foram desenvolvidos para integrar as áreas de desenho e engenharia, permitindo flexibilidade na criação e manufatura de produtos aumentando a produtividade com redução dos custos.
O AutoCAD tornou-se a ferramenta de CAD mais utilizada no mundo, justificado por uma série de benefícios:
Um formato de arquivo comum a uma grande quantidade de sistemas, de IBM a Silicon
Graphics;
Uma ampla base de software adicional para aperfeiçoar a funcionalidade do AutoCAD;
A maior variação de opções de hardware para impressão, plotagem e visualização de arquivos CAD;
Acesso fácil ao treinamento.
1.2.
Conceitos
CAD - A sigla CAD vem do inglês "Computer Aided Design" que significa Desenho
Assistido por Computador. Na verdade são programas (softwares) para computador específico para geração de desenhos e projetos temos uma grande quantidade destes programas como o AutoCAD, DataCAD, Solid Edge, SolidWorks, etc.
CAE – “Computer Aidded Enginner” significa Engenharia Assistida por Computador. Essa é a etapa onde se realizam “protótipos eletrônicos”, desenhos virtuais utilizados para fazer cálculos de resistência ou simulações de utilização, minimizando ou eliminando totalmente os custos com a construção de protótipos reais, passando diretamente para a execução do projeto. São programas como o ANSIS, SolidWorks Simulation e o Visual Nastran.
CAM - A sigla CAM também vem do inglês "Computer Aided Manufacturing" que