Apostila da brigada de incêndio
O Presente Manual tem o Objetivo de demonstrar os fundamentos das atividades de uma brigada de incêndio, para que esta possa trabalhar preventivamente ao sinistro, bem como dar garantias à população da edificação no que diz respeito ao atendimento de primeiros socorros, numa primeira resposta às necessidades que possam surgir.
Teoria do fogo
É uma reação físico química de transformação, também chamada de combustão. Ë resultante da decomposição de uma substância combustível (sólida, líquida ou gasosa), pela ação do calor em presença de um gás comburente, liberando energia em forma de luz e calor.
Principais Causas de Incêndio
Podemos afirmar que a maioria dos incêndios são causados por falha humana, falha material ou por ambas, predominando a falha humana.
As causas mais comuns são:
Brincadeiras de crianças;
Exaustores, chaminés, fogueiras;
Balões;
Fogos de artifício;
Displicência ao cozinhar;
Negligência com fósforos;
Velas, Lâmpadas e outras fontes de iluminação;
Aparelhos eletrodomésticos;
Pontas de cigarro;
Vazamentos de gás inflamável;
Ignição ou explosão de produtos químicos;
Instalações elétricas inadequadas;
Trabalhos de soldagem;
Ação criminosa; etc ...
Elementos Essenciais da Combustão
Combustível
É toda substância sólida, líquida ou gasosa, capaz de queimar. Calor
É uma forma de energia que da início à combustão, mantém e amplia a sua propagação. Pode ser representado por fogo, raio, faísca, superaquecimento, entre outros. Comburente
Trata-se do oxigênio presente no ar atmosférico, responsável pela maioria das combustões. É o elemento que possibilita vida às chamas e intensifica a combustão, assim, é que em ambientes pobres de oxigênio o fogo não se mantém.
Representação Simbólica da Combustão
Para efeitos didáticos, adota-se universalmente o uso do triângulo do fogo para exemplificar a combustão, atribuindo-se pra cada lado do triângulo, os