Apostila Completa de TGA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO
Em todos os momentos de nossa vida, estamos de alguma forma administrando. Seja nossos projetos, finanças, tempo, recursos materiais, pessoas, enfim, o ato de administrar é algo presente em nosso dia a dia, e o sucesso deste ato está intimamente ligado, a quão bem administramos em nosso cotidiano.
Entretanto no mundo dos negócios, administrar é o grande trunfo para o sucesso de qualquer empreendimento, sendo que com o passar dos anos, surgem novas formas de maximizar resultados para as empresas com o mínimo de custos possíveis respeitando a sociedade e o meio ambiente. É neste cenário que passamos a partir de agora conhecer um pouco mais sobre a ciência da administração.
1. O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
Cada um de nós poderia elaborar sua própria definição do que é administrar, alguns podem utilizar seus conhecimentos anteriores sobre o tema ou sobre sua própria experiência pessoal, entretanto admite-se que:
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos da organização quanto de seus membros”. (CHIAVENATO, 2000. p.5)
Essa definição é amplamente aceita, pelo fato de enfatizar fortemente o elemento humano da administração, que inegavelmente são os recursos mais importantes de qualquer organização. Também atenta para os resultados a serem alcançados pelas empresas, ou seja, o foco é para os objetivos a serem alcançados.
Da mesma forma, esta definição demonstra que os objetivos das pessoas devem fazer parte dos objetivos buscados pelas empresas, desta forma é possível perceber que é necessário que todos os envolvidos acreditem e façam sua parte para que a empresa se mantenha competitiva e próspera. Através desta definição, percebe-se que o ato de administrar dá grande ênfase ao elemento humano das empresas, ou seja, admite que para que os resultados