Computação
Vamos supor que você vai usar uma rede sem fio, pois o seu vizinho lhe ofereceu uma forma de compartilhar a internet. Mas você depara com um problema: seu computador não tem placa de rede sem fio, então você vai a uma loja especializada para adquirir tal equipamento. O vendedor diz que você pode levar qualquer marca que vai funcionar perfeitamente. Pergunto: até que ponto a fala do vendedor é verdadeira ou falsa? Critique tecnicamente.
R = Todos os pontos são verdadeiros, se o vendedor tivesse falado em modelo ai sim poderia ter algo de falso, por que existe vários modelos de placa de rede. Praticamente todas as placas mãe atuais possuem interface de rede on-board. Dessa forma, não é preciso instalar uma placa de rede. Podemos entretanto fazer tal instalação quando queremos ter mais de uma placa de rede no mesmo computador, ou então quando a rede on-board apresenta defeito, ou quando queremos uma placa de rede com velocidade maior que a da rede on-board (por exemplo, 1000 Mbits/s no lugar de 100 Mbits/s).
Tanto as placas de rede como as placas mãe com rede on-board possuem na sua parte traseira, além do conector RJ-45, LEDs para monitoramento da comunicação. Isso facilita a identificação de problemas, como por exemplo, um mau contato no cabo. As placas de rede mais comuns são os modelos PCI de 32 bits e 33 MHz. Também encontramos modelos PCI de 66 MHz e de 64 bits. Essas placas mais avançadas são usadas em servidores de alto desempenho. Também existem modelos de placa de rede wireless. Como na figura abaixo.