Apostila completa de JAVA ! (iniciantes)
1. Introdução à Linguagem Java:
História da Linguagem;
Ambientes de Desenvolvimento Integrado - IDE;
Classe Principal - Método Main;
Método System.out.print() e println();
Caractere de Escape (\n); declaração de variáveis e tipos de dados;
Regras e Convenções de Nomenclatura;
Objetos;
Classe java.util.Scanner;
Concatenar;
UM POUCO DE HISTÓRIA Em 1991, um grupo de engenheiros da Sun Microsystems foi encarregado de criar uma nova linguagem que pudesse ser utilizada em pequenos equipamentos como controles de TV, telefones, fornos, geladeiras, etc. Essa linguagem deveria dar a esses aparelhos a capacidade de se comunicar entre si, para que a casa se comportasse como uma federação. Deveria ainda ser capaz de gerar códigos muito pequenos, que pudessem ser executados em vários aparelhos diferentes, e praticamente infalível. Até hoje a linguagem resultante deste projeto não é utilizada em aparelhos eletrodomésticos. Ao invés disso, o Java se tornou um das linguagens de programação mais utilizadas no planeta.
COMPILAR E INTERPRETAR Na maioria das linguagens de programação, você precisa compilar ou interpretar umprograma para que ele seja executado em seu computador. A linguagem Java é diferente, pois seus programas são compilados e interpretados. Com o compilador, você inicialmente transforma seu programa em uma linguagem intermediária, chamada bytecode. Esse código é independente de plataforma, e é mais tarde interpretado por um interpretador Java. A compilação acontece apenas uma vez; a interpretação acontece todas as vezes que seu programa é executado. A figura abaixo mostra como isso acontece.
O interpretador Java é chamado de JVM (Java Virtual Machine), ou seja Maquina Virtual Java. É graças a tecnologia " escreva uma vez, execute em qualquer lugar", que uma vez compilado, o Bytecode pode ser interpredado em qualquer Sistema Operacional que possua JVM.
VANTAGENS E PRINCIPAIS