Apostila biometria 2
Prof. Luiz Daniel P. de Almeida
Este material foi desenvolvido com o único intuito de servir como apoio aos estudos referentes à disciplina de Biometria II. É fundamental salientar que a utilização deste não descarta de forma alguma a necessidade de leitura da bibliografia recomendada. É importante lembrar ainda que, por se tratar de uma apostila de suporte, algumas referências podem não constar na forma devida e recomendada pelas normas da ABNT.
Para um melhor entendimento, o conteúdo desta apostila estará dividido nos seguintes tópicos: 1. Avaliação da capacidade cardiorrespiratória; 2. Avaliação preliminar de saúde e classificação de risco; 3. Avaliação da força e resistência muscular; 4. Avaliação da flexibilidade; 5. Avaliação da habilidade motora e esportiva; 6. Avaliação da capacidade funcional do idoso.
1. Avaliação da capacidade cardiorrespiratória –
Um dos componentes mais importantes da aptidão física é a resistência cardiorrespiratória. Ela consiste na capacidade de realizar exercícios dinâmicos envolvendo grandes grupos musculares em intensidade moderada a alta por períodos prolongados (ACSM, 2000).
1.1 Definição de termos:
Os fisiologistas do exercício consideram que o consumo máximo de oxigênio medido diretamente (VO2 máx) ou o pico de VO2 seja a medida mais válida da capacidade funcional do sistema cardiorrespiratório.
Resistência cardiorrespiratória – capacidade do coração, pulmões e sistema circulatório de suprir o oxigênio, de forma eficiente, para os músculos que estão trabalhando.
Consumo máximo de oxigênio (VO máx) - Quantidade máxima de O2 que um indivíduo consegue captar do ar alveolar, transportar aos tecidos pelo sistema cardiovascular e utilizar em nível celular por unidade de