apostila bacen
Práticas experimentais para aferição da precisão de algumas vidrarias e comprovação de uma das teorias de Bohr.
Objetivo
Confirmar, através de testes práticos, a precisão volumétrica de três vidrarias e verificar se as cores emitidas por alguns elementos confirmam a teoria de emissão de energia de Bohr.
PARTE EXPERIMENTAL
Na verificação da precisão de vidrarias, foram medidos em um béquer 50 ml de água destilada e transferidos para um erlenmeyer, em seguida, transferiu-se o conteúdo para uma proveta. Anotaram-se as observações.
Posteriormente, mediu-se 50 ml de água destilada em uma proveta, transferiu-se para um béquer e depois para um erlenmeyer. Anotaram-se as observações.
Na segunda parte das praticas, utilizou-se de uma pipeta para medir 25 ml de água destilada que foram transferidos para um proveta. Comparou-se a precisão das escalas.
Encheu-se então uma bureta com água destilada, transferiu-se para uma proveta e fez-se a leitura de volume. A bureta então foi cheia novamente e desta vez o volume foitransportado para um erlenmeyer. Comparou-se a precisão das escalas e anotaram-se as observações.
Foi pesada um proveta contendo 25 ml de água destilada e anotou-se o valor. Acrescentou-se 100 gotas de água destilada com o auxílio de um conta-gotas e pesou-se novamente. Anotou-se o valor e leu-se o volume.
Na parte de verificação de ensaio da chama, colocou-se no bico de Bunsen as seguintes substancias; NaCl, KCl, CaCl2, CoCl2, Ba(OH)2, CuSO4 e Mg.
RESULTADOS
Com base os experimentos realizados, pode-se afirmar que um béquer é menos preciso que um erlenmeyer que por sua vez é também menos preciso que uma proveta. Sendo assim, em escala crescente de precisão, determinamos : Béquer ->Erlenmeyer->Proveta.
Observando as anotações feitas sobre a medição da pipeta volumétrica e proveta, concluiu-se que elas possuem a mesma precisão. Possuem também mesma precisão, proveta e bureta. Analisando porém as medições de bureta e erlenmeyer,