Economia Aplicada ao Direito
Tarefa 1: Desenvolver análise sobre as variáveis macroeconômicas e microeconômicas abaixo:
Variáveis Macroeconômicas
Índice de Gini
Utilidade da variável: O Índice de Gini é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos (20%) mais pobres e dos (20%) mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (esporadicamente de zero a cem); o valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda, e valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza.
Vincular a variável com a área jurídica: vinculamos o índice acima com o direito financeiro, pois está ligado diretamente no mercado, no fluxo de renda e no controle de igualdade social. Por exemplo: um advogado tributarista poderia atuar, neste caso, para colaborar com a tomada de decisão de um projeto de instalação de uma fábrica em determinada região, como sabemos, as regiões com um índice mais alto tende a propiciar maiores benefícios fiscais para os empresários.
Índice de desenvolvimento humano
Utilidade da variável: este índice utiliza certos critérios de avaliação (renda, longevidade e educação) para medir o desenvolvimento humano em 177 países, utilizando também para observar as modificações para adequá-lo a núcleos sociais menores. Varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os países que atingem menos de 0,499 pontos, de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,500 até 0,799, e de alto desenvolvimento os países que atingem pontuação superior a 0,800.
Vincular a variável com a área jurídica: um advogado empresarial utilizaria esse índice para implantar empresas em países, ora com mão de obra mais especializada (índice maior que 0,800, reflete numa melhor qualidade de vida) ora com mão de obra mais precária (índices menores que refletem falta de preparo nacional).
Taxa de câmbio