Apostila Aves 2013
DISCIPLINA: ZOOLOGIA
PROFª JOZÉLIA CORREIA
FILO CHORDATA: CLASSE AVES
CARACTERES GERAIS, MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, ECOL OGIA E CLASSIFICAÇÃO.
Introdução
As aves compartilham com os mamíferos a distinção de serem os vertebrados mais recentes a habitarem a terra. Como classe, as aves são muito uniformes. As características mais óbvias são as penas e o bico córneo. A capacidade de voarem possibilita as aves ocuparem alguns habitats negados a outros animais. As penas revestem e isolam o corpo, tornando possível a regulação da temperatura.
São endotérmicas, porque produzem seu próprio calor. Além disso, podem manter a temperatura de seus corpos razoavelmente alta (homeotérmicos).
Dentre os outros animais, as aves são os mais bem conhecidos, porque são facilmente reconhecidos, ativas durante o dia e fácil de serem vistas. A coloração e o canto às vezes chamam atenção humana.
Características das aves
Aspecto externo
Tem cabeça distinta, pescoço flexível e um corpo fusiforme. Os dois membros anteriores (asas), prendem-se no alto do dorso e têm longas penas apropriadas ao vôo (rêmiges). Os membros posteriores são revestidos de escamas córneas, com 4 artelhos que terminam em garras córneas. A cauda apresenta um leque de longas penas caudais (retrizes).
A boca projeta-se como um bico, com revestimento córneo. No maxilar superior há duas narinas.
Os olhos são grandes e laterais, cada um com pálpebra superior e inferior; abaixo destas fica a membrana nictitante. Por baixo e atrás de cada olho há uma abertura de ouvido, escondida embaixo de penas. Abaixo da base da cauda fica o ânus.
Tegumento
A pele delgada e flexível é presa frouxamente à musculatura subjacente. Não há glândulas, com exceção da glândula uropigial, situada na base da cauda, que secreta uma substância oleosa para impermeabilizar as penas e evitar que o bico se torne quebradiço. São mais desenvolvidas nas espécies aquáticas. A derme, às vezes, se carrega de gordura,