Fisiologia Respiratória
FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
Atividade de Fisiologia Respiratória
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
UAB/UFMG – ARAÇUAI-MG
AGOSTO/2013
Aula 1: introdução às propriedades físicas dos sistemas respiratórios
Atividade 1
Pesquise e aponte pelo menos 3 conseqüências sobre a vida na terra com o aparecimento do oxigênio?
R: 1- Formação da camada de ozônio que filtra os raios ultravioletas resultando na manutenção do controle da temperatura na terra;
2- Surgimento dos seres aeróbicos;
3- Simbiose entre mitocôndrias e células anaeróbicas.
Atividade 2: A uma altitude de 3000 metros, humanos começam a experimentar uma redução no desempenho físico. A 6000 metros de altitude, a maioria dos humanos mal consegue sobreviver. No entanto, o ar a 6000 metros contém os mesmos 20,95 % de oxigênio que ao nível do mar. Explique qual o efeito da altitude sobre o sistema respiratório humano? Quais adaptações espécies de mamíferos que vivem em altas altitudes possuem para manter a homeostase do sistema respiratório?
R: A dificuldade de sobrevivência do homem em grandes atitudes não está na falta de oxigênio e sim na dificuldade de captá-lo e na pressão atmosférica, uma vez que a pressão do ar atmosférico tende a diminuir à medida que aumenta a altitude e se a pressão é baixa maior a dificuldade para fazer o ar entrar para os pulmões.
Mamíferos que vivem em altas altitudes possuem adaptações como: Aumento do volume pulmonar e freqüência cardíaca; hemoglobina de alta afinidade com curvas de dissociação ao oxigênio deslocadas para a esquerda; tem a capacidade de viver em locas/buracos cavados na neve profunda onde o ar é aprisionado e mantém uma temperatura até 20ºC acima da superfície.
Atividade 3: Considerando a tabela abaixo, explique qual a conseqüência do superaquecimento de rios e mares sobre o funcionamento do sistema respiratório de organismos que nestes ambientes habitam?
Tabela 4 Temperatura (0C)