Apostila Avaliacao de Desempenho atualizada 1
Professora: Ana Paula Fonseca
Desempenho
1 Conceitos, histórico e evolução
1.1 O que é desempenho? O que é avaliação?
Determinados termos, de tanto serem utilizados, acabam por perder o sentido. Melhor: ficam vazios de conteúdo. Isso ocorre quando falamos em avaliação de desempenho. Estamos tão acostumados a inserir essas palavras em nossos diálogos que as tornamos indefinidas em termos de significado.
Falamos em desempenho ao tratar de pessoas, grupos de pessoas, organizações ou países.
Mais: em relação a essas pessoas, grupos, organizações ou países, o desempenho está relacionado ao exercício de alguma atividade que, por sua vez, resulta da posse de alguma característica ou de algum talento. Também pode resultar da prática funcional ou da ação em direção a algum propósito.
Assim, o desempenho de um ator pode estar relacionado à sua capacidade de emocionar a plateia. O desempenho de uma empresa pode significar o montante de lucros que ela amealha durante certo período de tempo. O desempenho de um país pode representar o quanto ele alcança em termos de PIB
(Produto Interno Bruto).
Por que utilizamos acima o vocábulo “pode”? Porque o desempenho de um ator pode estar relacionado não à capacidade de emocionar a plateia, mas à aceitação da crítica especializada. O desempenho de uma empresa pode significar o quanto do mercado ela domina.
O desempenho de um país pode ser medido pelo quanto de riqueza há distribuída entre seus habitantes.
Dessa forma, o desempenho não apenas diz respeito a uma única variável ou dimensão: ele depende da escolha ou da seleção daquela propriedade ou característica de algo ou de alguém a qual estamos nos referindo.
Vejamos exemplo, relativo a pessoas. Leite et al. (1999) investigaram o desempenho da equipe de enfermagem do Hospital Universitário da USP. O objetivo do projeto foi “analisar os registros das avaliações de desempenho dos elementos da equipe de enfermagem do referido Hospital, cujos resultados (...)