Apostila adaptação neural. Hipertrofia e fadiga
I – ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NEUROMOTOR
O sistema nervoso humano consiste em duas partes principais:
1. Sistema nervoso central (SNC), que consiste em cérebro e medula espinhal.
2. Sistema nervoso periférico (SNP), que consiste nos nervos que transmitem a informação para e a partir do SNC. Os neurônios aferentes são os que transmitem a informação sensorial proveniente dos receptores existentes na periferia para o SNC, e os neurônios eferentes são os que transmitem a informação do cérebro para os tecidos periféricos.
Motoneurônio Anterior
Consiste em um neurônio, cujo corpo celular é fixo a medula espinhal, e o axônio se estende para os músculos esqueléticos, a fim de transmitir os impulsos eletroquímicos provenientes da medula.
Características dos motoneurônios
Neurônios de corpos celulares pequenos e axônios grandes inervam fibras de contração lenta, da mesma forma que neurônios de corpos celulares grandes e axônios pequenos inervam as fibras de contração rápida. Neurônios de corpos celulares intermediários inervam fibras musculares intermediárias.
Primeiro são recrutadas as fibras de corpo celular pequeno e axônio grande, para depois serem recrutadas as de corpo celular grande e axônios pequenos, pois o estímulo para o neurônio de corpo celular pequeno é menor do que o grande, que necessitam de estímulos maiores.
Fibras rápidas Baixa resistência à fadiga e muita potência.
Fibras lentas Alta resistência à fadiga (grande número de mitocôndrias, de enzimas oxidativas), e baixa potência.
Unidade Motora
Unidade motora (UM) constitui a unidade funcional do movimento, que consiste no neurônio motor e nas fibras musculares que inerva. As ações individuais e combinadas das UM são o que produzem contrações musculares. Cada fibra muscular é inervada por um único motoneurônio, porém este pode inervar muitas fibras musculares, pois a extremidade terminal de um neurônio forma numerosas ramificações. O número de fibras