Apostila Access
Introdução ao MS-Access:
Recapitulação:
Tabelas: Uma coleção de dados de mesmo assunto ou tópico, uma tabela armazena os dados em Registros (linhas) e Campos (colunas) Consultas: Objeto que seleciona registros e campos armazenados nas tabelas. Você pode pensar numa consulta como uma pesquisa num conjunto particular de dados.
Formulários: Objeto no qual você coloca controles para a entrada, exibição e edição de dados nos campos.
Relatórios: Objeto que apresenta os dados formatados e organizados segundo as especificações do usuário.
Segurança:
Antes de começar :
Deve-se criar uma cópia de reserva do banco de dados do grupo de trabalho, SYSTEM.MDA, onde o Microsoft Access armazena as especificações das opções de cada usuário e as configurações da barra de ferramentas. Em um ambiente de multi-usuário, o banco de dados do grupo de trabalho também contém as informações de cadastro de segurança do seu grupo. Se o seu arquivo SYSTEM.MDA for perdido ou danificado, você não poderá iniciar o Microsoft Access. Uma vez feita uma cópia de reserva desse arquivo, só será preciso copiá-lo novamente caso haja mudanças nas opções, barra de ferramentas ou nas informações da cadastro de segurança.
Proteção dos dados
Proteger uma informação pode ser uma parte importante no desenvolvimento de um banco de dados do Microsoft Access. Através da proteção ao seu banco de dados, você poderá controlar o que um usuário ou um grupo de usuários pode fazer com objetos do banco de dados.
A segurança do Microsoft Access é composta de várias partes que precisam estar no lugar antes que a segurança se conclua: grupos de trabalho, usuário e contas do grupo, posse, e atribuições de permissão.
Para proteger um banco de dados:
1
Atribuir senha ao usuário Administrador; sair do Access e Logar como Administrador
2
Definir grupos de usuários
3
Definir permissões do grupo
4
Criar usuários
5
Tirar as permissões dos grupos Usuários e Administradores
6