Aportes teóricos da educação infantil
A Pesquisa de Marketing é reunida usando uma abordagem sistemática. Segue exemplo:
1. Defina o problema. Nunca conduza uma pesquisa pelo que você ‘gostaria’ de saber. Esteja certo sobre o que você realmente ‘precisa’ descobrir. O problema será o foco da sua pesquisa. Um exemplo: porque as vendas estão caindo em São Paulo?
2. Como você coletará a informação, a qual será analisada, para resolução do seu problema? Precisaremos conduzir uma pesquisa por telefone, ou organizaremos uma ‘discussão de grupo’ (focus group - técnica para pesquisa de mercado qualitativa)? Os métodos para a coleta de informação serão discutidos com mais detalhes mais à frente.
3. Selecione um método de amostra. Usaremos um random sample, stratified sample ou cluster sample (métodos de investigação)?
4. Como analisaremos a informação coletada? Qual software usaremos? Qual é o nível de exatidão necessária?
5. Decida qual será o orçamento e o calendário.
6. Converse com os gerentes ou clientes os quais solicitaram a pesquisa. Esteja certo de que vocês concordam de qual é o problema! Se conseguir aprovação, então mova para a etapa 7.
7. Colete a informação.
8. Conduza a análise da informação.
9. Cheque os erros. Não é incomum encontrar erros na metodologia, no método da coleta de informações, ou erros analíticos.
10. Escreva seu relatório final. Este deverá conter gráficos, tabelas e diagramas que transmitirão os resultados da pesquisa e, esperançosamente o levará à uma solução para seu problema. Tome cuidado com erros de interpretação.
Fontes de dados – Primárias e Secundárias
Existem duas principais fontes de dados – primárias e secundárias. Pesquisa primária é conduzida a partir do zero. Dados precisarão ser coletados para a resolução do problema em questão. Pesquisa secundária, também conhecida como pesquisa documental, nesta são usados dados já disponíveis coletados por algum outro motivo. Uma introdução geral de pesquisa de marketing foi dada