Aportes teoricos
CURSO DE PEDAGOGI
ESTÁGIO CURRICULAR I
APÓRTES TEÓRICOS
ITABELA – BA
2010
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO CURRICULAR I
APÓRTES TEÓRICOS
Construção textual sobre orientações iniciais e estudo dos aportes teóricos elaborada para a disciplina Estágio Curricular I, do Curso de Pedagogia na ULBRA (Universidade Luterana do Brasil).
Orientador: Profª
ITABELA – BA
2010
1.1 APÓRTES TEÓRICOS
Durante o curso de Pedagogia pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), estudamos diversos teóricos e conteúdos voltados à Educação Infantil e a presente construção textual tem por objetivo uma síntese do que foi visto até o momento referente ao tema.
Nessa época foi instituída a educação pré-escolar para crianças de quatro a seis anos com o objetivo de suprir as carências culturais na educação familiar da classe baixa, a fim de que as mesmas se preparassem para um trabalho e tivessem a oportunidade de ascensão social.
A partir daí, tanto a creche quanto a pré-escola foram incluídas na política educacional, seguindo uma concepção pedagógica, complementando a ação familiar, e não mais assistencialista, passando a ser um dever do Estado e direito da criança.
A partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei 8069/90, os municípios tornam-se responsáveis pela infância e adolescência, criando as diretrizes municipais de atendimento aos direitos da criança e do adolescente e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, criando o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Também estudamos o pensamento de diversos teóricos como Piaget que acreditava que o indivíduo constrói o conhecimento de mundo sozinho, diferente de Vygotsky cujo pensamento era o de que a criança desenvolve