Apontar as questões presentes na sociedade que provocam a alienação e esvaziamento material e psíquico da individualidade humana na sociedade capitalista.
1) Apontar as questões presentes na sociedade que provocam a alienação e esvaziamento material e psíquico da individualidade humana na sociedade capitalista. Desde os tempos primórdios podemos notar o capitalismo intrínseco nos seres humanos, e com o passar do tempo, a tendência é o aumento desses níveis de produção capitalista, e cada vez mais acentuado e perceptível. A alienação faz cada vez mais parte das nossas vidas, e em parceria com a desumanização do homem (e esta não mais apenas de pobreza material imposta pelo sistema capitalista, mas a pobreza intelectual, política, cultural e moral) contribuem para o esvaziamento da individualidade humana.
Uma das questões que podemos citar para essa contribuição seria a acomodação do ser humano de acordo com a sociedade em que este está inserido.
Ou seja, o homem trabalha para comer, para se vestir, para ter o mínimo de lazer possível, e quando percebe que a sua realidade de vida não é a que idealiza ter, acaba se envolvendo na alienação da sociedade capitalista, e fazendo parte da massa trabalhadora que apenas subexiste, moldado ao sistema capitalista, vivendo uma vida fútil, limitada e superficial.
Tudo
em
nossa
sociedade
é
meticulosamente
elaborado
para
a
vulnerabilidade e sedução do ser humano: as religiões, em que temos que ser bom para ir para o céu, as propagandas, que temos que consumir cada vez mais para sermos felizes,
2) Características da sedução como produtora da alienação.
Na busca por satisfazer as carências geradas por um sistema social, econômico, político e cultural desumano, o homem recorre a paliativos que supram suas carências matérias e psíquica, como o fanatismo por um religião, o amor excessivo a algum programa televisivo, a adoração a algum personagem fictício, etc, esperando assim, amenizar os efeitos causados pela condição social concreta que se encontra esse indivíduo.
Como a maioria que