Livro de Filosofia
2013
Direitos desta edição reservados à Fael.
É proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem autorização expressa da Fael.
Editora fael
Gerente Editorial
Projeto Gráfico
Design Instrucional
Revisão
Diagramação
Capa
Denise Gassenferth
Sandro Niemicz
Francine Canto
Claudia Helena Carvalho Wigert
Thiago Felipe Victorino
Rafael de Queiroz Oliveira
Sandro Niemicz
Sumário
Apresentação | 5
1 O homem e sua relação com o mundo: Filosofia e Educação | 7
2 O pensamento moderno e a Filosofia da Educação | 61
3 Novas imagens do homem | 97
4 A formação do pensamento pedagógico brasileiro | 143 Referências | 173
Apresentação
Segundo Edgar Morin, em sua obra Os sete saberes necessários à educação do futuro, uma das crescentes imposições de nossa era é a de lidar com os desafios da complexidade. A complexidade não representa simplesmente uma dificuldade a ser superada.
Mas, como indica o dicionário Houaiss, sua etimologia é latina:
“complexus, a, um part. pas. de complecti ‘cercar, abarcar, compreender’”, dando, assim, a ideia de algo “que foi tecido junto”. É disso que falamos quando indicamos ser a Filosofia da Educação uma disciplina complexa, pois se trata de vislumbrarmos uma série de perspectivas que foram construídas ao longo de muito tempo por um vasto conjunto de pensadores. Não deve ser entendida, contudo, como uma disciplina impossível de ser trilhada. Mais trabalhosa, talvez, mas não impossível!
Filosofia da Educação
Educar é uma tarefa que os seres humanos têm desempenhado intuitivamente desde os primórdios da civilização. A transmissão de uma cultura, de valores e da própria linguagem ocorre naturalmente na relação entre as gerações mais antigas e as novas gerações. Todavia, ao que parece, ao nascer da mentalidade ocidental, com a Filosofia, por volta do século VI a.C., homens e mulheres voltaram a atenção para o ato de educar, seus métodos e conteúdos, dando origem à