Apontamentos das estruturas
MODELOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto.
A estrutura é uma consequência da estratégia.
Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização. A estruturação dos serviços de uma organização não implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades.
A organização mais recomendável para cada organização vai depender de sua realidade (interior e exterior).
A tendência atual são organizações horizontalizadas compostas por órgãos temporários. Ex.: força tarefa. Toda organização é composta de: Estrutura Processos Resultados Arquitetura organizacional é compatibilização entre: Estratégia Estrutura Organizacional Processos Administrativos
Estrutura Funcional
Estrutura Funcional É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe. Organiza-se segundo os tipos de recursos técnicos utilizados.
Objetivos são a longo prazo.
Necessidade básica é a especialização.
A organização se divide segundo diferentes funções, como: produção, finanças, recursos humanos, marketing etc. (Organograma 3 e 4).
Todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional
A departamentalização funcional é mais indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo.
A