Fichamento
Quando a economia mantém a maior parte dos seus trabalhadores empregados, o numero do PIB tende a ser maior.
Motivos de preocupação:
Quando o desemprego pode influenciar no mal-estar do desempregado, uma vez que, o tempo de desemprego para o indivíduo pode ser maior do que ela imagine.
Quando a economia não está usando de forma correta seus recursos humanos.
Ex:
Alto Nível de emprego Baixa Economia
Estabilidade de preço
A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preço, o que provoca uma perda do poder aquisitivo da moeda. Isso é um problema por que gera distorções no sistema econômico como uma piora na distribuição de renda.
Exemplo: Num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
Distribuição Equitativa de Renda
É uma política de longo prazo que visa o aumento do poder de compra das classes mais baixas e gera o desenvolvimento econômico.
Ex: O governo intervém na distribuição através dos impostos, subsídios e transferências, para tornar a distribuição de renda mais justa e equitativa.
Crescimento econômico
As políticas econômicas procuram estimular o crescimento da capacidade produtiva da economia (PIB) de uma maneira sustentável, ou seja, o aumento da quantidade de bens e serviços ofertados acompanhado do aumento do nível de emprego.
É importante ressaltar que crescimento econômico é diferente de desenvolvimento econômico. Sendo que, crescimento econômico é o aumento da renda nacional, já o desenvolvimento econômico, inclui melhoria nos indicadores sociais (pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia etc.).
Ex: Um determinado país tem um aumento na produção