Materiais
Motivação
No curso de Arquitetura, Resistência dos Materiais faz parte do elenco de disciplinas tecnológicas, que é antecedida por Ciências Aplicadas e que precede Sistemas
Estruturais. Este texto de apoio tem a intenção de facilitar o acompanhamento dos tópicos tratados nas aulas presenciais.
As fontes de consulta estão citadas e registradas com [ ]. Como estratégias foram adotadas, às vezes, abordagens distintas para que o entendimento dos conceitos fosse alcançado se não por um, por outro caminho.
Este material tem fins somente didáticos e não-comerciais. Alguns dos resumos possuem pequenas modificações dos originais, de modo que esses se adaptassem ao contexto do trabalho, e finalmente há os textos que foram transcritos das fontes, assim como as figuras que ilustram este trabalho.
É evidente que as fontes utilizadas continuam insubstituíveis e que devem ser consultadas sempre que surja a necessidade de maiores esclarecimentos.
A fórmula a seguir é para você, que gosta de Arquitetura.
PROJETO = ESTÉTICA + ESTÁTICA + OUTROS
1.1 Definições
ESTRUTURA: Denomina-se estrutura o conjunto das partes resistentes de uma construção. Cada uma destas partes constitui o que se convenciona denominar de elemento estrutural.
ESTÉTICA: Responsável pela "arte" de um projeto. A estética é dada pela expressão arquitetônica através de várias disciplinas, sendo a principal delas a disciplina de
Planejamento Arquitetônico.
ESTÁTICA: Responsável pela "técnica" de um projeto. A estática se encarrega de fazer com que uma estrutura fique "em pé", suportando as cargas e as transportando sem deformações excessivas até o terreno. A palavra ESTÁTICA,vem do grego "statikos" e quer dizer imóvel como estátua, parado.
OUTROS: Alguns itens também devem ser considerados na execução de um projeto.
Projeto elétrico, projeto hidráulico, projeto de conforto ambiental, paisagismo, integração com o entorno,