apologetica cs lewis
Método Apologético Cumulativo
Sendo um dos grandes métodos apologéticos, o termo “caso cumulativo” é usado após Basil Mitchell atribuir este nome ao método que pertence a família do método evidencial ( e talvez clássico). Este método surgiu devido à insatisfação com outros métodos do tipo evidencial. Segundo os defensores desta metodologia a essência do caso cumulativo não se conforma ao padrão ordinário dedutivo ou indutivo.
Paul Feinberg, o metodologista do caso cumulativo neste volume, diz que “os teístas cristãos estão insistindo que o cristianismo faça melhor uso de toda a evidência disponível do que qualquer outra cosmovisão alternativa em oferta, quer essa alternativa seja alguma outra visão teísta ou o ateísmo”. (…) Os dados que o caso cumulativo procura explicar inclui a existência e a natureza do cosmo, a realidade da experiência religiosa, a objetividade da moralidade, e outros fatos históricos, tais como a ressurreição de Jesus. Ou seja: Toda evidência é estratégica.
Sobre C.S Lewis
Pode-se afirmar que o autor e escritor Irlandês: Clives Stamples Lewis teve seu papel firmado como um dos grandes apologistas cristão do século passado, com relevância ate os dias atuais. Conhecido no mundo inteiro, como C.S. Lewis, nascido em 29 de novembro de 1898 e falecido em 1963 foi muito conhecido por suas obras sobre literatura medieval, palestras e escritos cristãos. Também é muito conhecido por sua obra: As Crônicas de Nárnia.
C.S Lewis entrou aos 18 anos na Universidade de Oxford, tendo interrompido seus estudos para o serviço militar na Primeira Grande Guerra, em 1918 retornou a Oxford. Durante a II Guerra Mundial C.S Lewis tinha suas palestras transmitidas pela rádio e por sua literatura, sendo conhecido como “apostolo dos céticos”, principalmente na América. Mas, sua cosmovisão foi mudada para outra radicalmente diferente através de um longo período de tempo. Algumas influências o induziram a esta mudança de cosmovisão, numa