Apollo13 - relatório do filme
FRACASSO NÃO É UMA OPÇÃO
Apollo 13 (1995) é um filme de Ron Howard que conta a história da missão à Lua que parecia fadada ao fracasso. Os astronautas ainda não haviam percorrido metade do caminho quando um dos tanques de oxigênio da nave de comando Odisseia explodiu, danificando gravemente a espaçonave e dando início a grandiosa epopeia que foi a luta dos três tripulantes contra o tempo e as adversidades.
Este filme épico aborda de forma explícita, ainda que não seja o objetivo principal, diversas questões da Gestão de Pessoas, sobretudo no que tange a Liderança, Desenvolvimento Organizacional e a Dimensão Humana na Governança coorporativa.
Objetivo da Missão
O programa Apollo tinha o objetivo de levar o homem à Lua e retornar a terra em segurança. O protagonista e chefe da missão Jim Lovell, Tom Hanks, compartilhava deste objetivo, pois pisar na Lua era um sonho e uma ambição pessoal. Ainda que o astronauta seja o funcionário mais visível, todos os envolvidos demonstravam comprometimento com a missão.
Vimos, na disciplina Liderança, que um dos elementos-chave de um líder emocionalmente inteligente é a auto motivação, ou seja, grande disposição em alcançar os objetivos, chegando às raias da paixão pelo trabalho. Este conceito foi retomado na disciplina Desenvolvimento Organizacional. Explicitaremos todos estes elementos mais adiante no texto.
Escolha da Equipe
Selecionados entre os melhores pilotos militares, certamente os astronautas da Apollo 13 eram as pessoas mais capazes e qualificadas da época para executar a missão, os melhores entre melhores. Ainda que um os tripulantes tenha sido substituído dois dias antes da decolagem, todos os três demonstraram excelência e perícia para transpor os sucessivos obstáculos que apareceram na missão.
Estes conceitos de seleção estão concernentes com os princípios básicos para criação de uma equipe com alta performance, onde estabelecer indicadores de qualidade e