apol 1
Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2008) demonstram as duas abordagens mentais que utilizamos para buscar o conhecimento científico, com a finalidade de compreender o fenômeno organizacional: indutiva e dedutiva.
Sobre a abordagem indutiva, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A
Inicia-se com rede de relações (network) interconectadas, buscando conclusões específicas sobre o fenômeno.
B
Inicia-se com a análise de observações genéricas. Depois, generaliza para contextos menos amplos.
C
Inicia-se com a análise de observações específicas. Depois, generaliza para contextos mais amplos.
Você acertou!
Inicia-se com a análise de observações específicas. Depois, generaliza para contextos mais amplos. (Página 48 do livro base).
D
Inicia-se com informações espalhadas por vários meios de comunicações, buscando conclusões complexas sobre o fenômeno.
Questão 2/5
A investigação científica da economia utiliza argumentos positivos e normativos, de modo a explicar e a prever fenômenos por meio de modelos logicamente consistentes, que representam uma realidade simplificada eliminando detalhes irrelevantes. Assinale a alternativa que define corretamente os argumentos positivos.
A
Procuram escolher instrumentos adequados para atingir determinado objetivo (como diminuir a concentração de renda), avaliando somente os aspectos positivos das medidas tomadas (políticas de renda mínima, por exemplo).
B
Procuram escolher instrumentos adequados para atingir determinado objetivo (como diminuir a concentração de renda), avaliando aspectos positivos e negativos das medidas tomadas (políticas de renda mínima, por exemplo).
De acordo com Tebchirani (2011, p.14) os argumentos positivos procuram escolher instrumentos adequados para atingir determinado objetivo (como diminuir a concentração de renda), avaliando aspectos positivos e negativos das medidas tomadas (políticas de renda mínima, por exemplo).
C
Procuram escolher instrumentos