APOIO PRONTO1
Determinar a distribuição de peso apropriada de uma estrutura é problema com o qual o engenheiro civil se depara frequentemente. Então, distribuir colunas, torna-se uma questão para os profissionais, porque existem solicitações variáveis que podem alterar toda uma configuração.
Essas variáveis implicam em conhecer o centro de gravidade local ou de uma área total construída levando em conta a configuração dos pesos suportados. Então, este trabalho implica em conhecer as aplicações das reações de apoio.
INTRODUÇAO
A álgebra linear constitui uma parte da matemática da qual necessitam matemáticos, engenheiros, físicos, programadores de computador, e outros cientistas. Este requisito reflete a importância desta disciplina pelas suas múltiplas aplicações e pelo alcance desta linguagem. Essa importância não se restringe apenas à área de exatas, muitas questões de grande atualidade na área biológica encontram na Álgebra Linear a ferramenta matemática apropriada para sua abordagem. Os objetos de que trata a Álgebra Linear são os vetores e as matrizes, que aparecem, por exemplo, quando procuramos as soluções para um sistema de equações lineares. Assim, são generalizações do conceito de números.
REAÇÕES DE APOIO
Definição:
As Reações de Apoio são responsáveis pelo vínculo da estrutura ao solo ou a outras partes da mesma, de modo a ficar assegurada sua imobilidade, a menos dos pequenos deslocamentos devidos às deformações.
Classificação:
Nos sistemas planos, existem três tipos de movimentos. A figura abaixo mostra os três movimentos em relação ao plano XY o de translação no eixo X, o de translação no eixo Y e o de rotação no eixo Z. Os vínculos podem ser classificados em função do número de movimentos que impedem. Portanto temos apoios com três graus de liberdade:
Vínculo Simples
Vínculo Duplo
Vínculo Triplo
Vínculo Simples: Apoio Móvel impede apenas um movimento, normalmente