Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate)
Cursistas:
Cristine Elizabeth Bosco Biondo
Maria Isabel Silva de Almeida
Marisa Cortez Rangel
CURSO: PROGRAMAS DE TRANSPORTE ESCOLAR
TURMA: SPPTE51308
TUTORA: SILVANA DAMIÃO FERREIRA DA SILVA
SUMARÉ
2014
Apresentação do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate)
Encontramos muita dificuldade em obter os dados do Programa de Transporte Escolar do Município de Sumaré-SP. Assim, iremos tratar das necessidades existentes e propor soluções.
1. Introdução
O presente trabalho conclusivo tem como objetivo identificar o problema educacional que ocorre no município de Sumaré, envolvendo a falta de transporte escolar para atendimento dos alunos que aqui residem. Primeiramente faremos uma apresentação da política do atual governo em relação à educação e o papel do FNDE nessa política;
Desde 2013 o povo brasileiro vem se manifestado sobre muitas questões que precisam modificar nas áreas da saúde, educação, transporte, entre outros. Na área da Educação os deputados solicitaram a aprovação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara desde 2010, e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, porém até a presente data não foi votado na Câmara dos Deputados. Atualmente são investidos no setor da educação 5,3% do PIB brasileiro. Esse investimento na área da educação é muito abaixo dos países industrializados.
Atualmente, o Brasil e a Coreia do Sul investem praticamente o mesmo percentual do PIB em Educação (4,97 e 4,63%, respectivamente, segundo dados do IMD World Competitiveness Yearbook 2012). Apesar disso, o país asiático figura entre os mais bem colocados nos rankings do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), enquanto nós ocupamos a amarga 53ª posição.
O Ministério da Educação tem feito uma campanha defendendo o aumento dos gastos do Brasil com o setor educacional para 6% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano. Para financiar os gastos com a